O webinar intitulado “Medidas de Urgência em Arbitragens e a Pandemia de Covid-19” ocorreu em 22 de abril de 2021 e apresentou Filipa Cansado Carvalho, Guilherme Carneiro Monteiro Nitschke, André de Albuquerque Cavalcanti Abbud, Lucas Mejias, Mônica Mendonça Costa, Sheila Neder Cerezetti, Fernando Eduaro Serec.

SOBRE NOSSOS PALESTRANTES

Filipa Cansado Carvalho
Filipa Cansado Carvalho é uma profissional independente com mais de 20 anos de experiência em resolução de litígios internacionais. Filipa já trabalhou em cerca de 50 arbitragens (incluindo ICC, LCIA, ICSID, OHADA, Corte de Arbitraje de Madrid e ad hoc), em português, inglês, espanhol e francês envolvendo jurisdições na Europa, África e América Latina e partes dessas regiões como bem como na Ásia. Em 2020, deixou um importante escritório de advocacia português para abraçar um projeto independente em prevenção e resolução de conflitos (FCCARB), centrado principalmente no seu trabalho como árbitro e mediadora (Filipa também é mediadora credenciada pelo CEDR). Filipa é membro do Conselho de Administração do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e da secção portuguesa do Club Español del Arbitration (CEA). É co-presidente do programa de mentoring da CEA Mujeres e é membro da comissão de arbitragem da Associação Portuguesa de Arbitragem (APA).

Guilherme Carneiro Monteiro Nitschke
Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2018), com tese sobre contratos lacunosos e integração contratual, premiada como a melhor tese de Direito Civil da USP em 2018 (Prêmio Excelência) e aprovada com distinção, louvor e recomendação para publicação. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com dissertação sobre hardship em contratos internacionais, arbitragem e direito comparado. É um dos Diretores do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) para o triênio 2018-2021, Secretário Executivo da Comissão de Arbitragem e Mediação da ICC Brasil (2021-2022), Secretário Geral da CAF (Câmara de Arbitragem da FEDERASUL), um dos Diretores do CAM-OAB/RS (Centro de Arbitragem e Mediação da OAB/RS), Regional Vice Chair CLE para a América Latina do Comitê Internacional da IADC (International Association of Defense Counsel) e integrante das listas de árbitros de variadas câmaras de arbitragem. É Sócio de TozziniFreire Advogados, onde trabalha desde 2005 com arbitragem doméstica e internacional, contencioso especializado e negociação contratual. Trabalhou durante seis meses como associado estrangeiro em Dechert (Paris) LLP na equipe de arbitragem internacional. Cursou a 46a. Edição da Trial Academy do IADC (Stanford Law School). É professor de direito civil e de arbitragem em cursos de pós-graduação, bem como membro de variadas instituições nas áreas de arbitragem e direito civil. Guilherme é referenciado nacional e internacionalmente em relevantes guias jurídicos nas áreas de arbitragem e resolução de disputas, tais como Análise Advocacia 500 e The Legal 500, neste último também reconhecido como Next Generation Partner.

André de Albuquerque Cavalcanti Abbud
Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela USP. Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School. Professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP). Vice-Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e Diretor do Comitê de Arbitragem da International Bar Association (IBA). Sócio do escritório BMA Advogados. Ex-assessor do Min. Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal. Autor dos livros “The Brazilian Arbitration Act: A Case Law Guide” (2019), “Lei de arbitragem anotada” (2019), “Soft law e produção de provas na arbitragem internacional” (2014), “Homologação de sentenças arbitrais estrangeiras” (2008) e “Execução específica dos acordos de acionistas” (2006).

Lucas Mejias
Sócio de TozziniFreire nas áreas de Contencioso, Arbitragem e Mediação, Lucas representa clientes em processos judiciais e em mediações e arbitragens nacionais e internacionais, com foco em contratos de construção, questões societárias, comerciais, e negócios imobiliários. Também presta assessoria na fase pré-contenciosa.

Mônica Mendonça Costa
Mônica possui mais de 15 anos de experiência como advogada de TozziniFreire, tendo sempre integrado o time de Contencioso e Arbitragem do escritório. Também é parte do time multidisciplinar de Contencioso Administrativo Judicial e mantém estreita parceria com os times de Direito Administrativo, Compliance e Investigação, atuando nos desdobramentos judiciais de questões decorrentes de licitações, contratos administrativos e investigações. Possui expressiva experiência em procedimentos arbitrais administrados por instituições nacionais e estrangeiras e tem forte atuação na representação de clientes do escritório em mediações empresariais, ad hoc ou institucionais, prestando assessoria durante todo o procedimento de mediação. Sua atuação também envolve disputas relativas a questões societárias e decorrentes de aquisição de empresas, contratos de distribuição e de representação comercial e em disputas relativas a investimentos florestais e negócios imobiliários.

Sheila Neder Cerezetti
Professora de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Bacharel e Doutora pela mesma instituição, com pós-doutorado pelo European University Institute (Florença). Presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/SP.

Fernando Eduaro Serec
CEO de TozziniFreire e responsável pelas áreas de Contencioso e de Arbitragem, Fernando possui vasta experiência em contencioso e arbitragem internacional envolvendo assuntos imobiliários, contratos financeiros complexos e uma ampla gama de questões de direito administrativo. Atuou no Brasil, nos EUA e na Europa com grandes instituições de arbitragem estrangeiras e nacionais em matérias como Fusões e Aquisições, contratos de joint venture, disputas nas áreas financeira e bancária, projetos de infraestrutura, cobertura de seguros, contratos de construção, acordos de distribuição e propriedade intelectual, entre outros.

©2024 Delos Dispute Resolution

CONTACT US

Please send us an email and we will get back to you shortly.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account